top of page

NOTÍCIAS

Qual alimento é melhor para cada raça de cachorro?


A alimentação é essencial para a saúde dos cães e deve ser adequada às necessidades de cada raça, levando em consideração características como porte, idade e ritmo de vida. Além de prevenir algumas doenças, a alimentação correta ajuda a aliviar sintomas e a melhorar a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante conhecer as necessidades do seu cão e fornecer a dieta certa.


Para filhotes, é fundamental fornecer um alimento que tenha os componentes básicos para um bom desenvolvimento, além de ter a textura e o tamanho corretos para a sua idade. Os cães mais velhos, por sua vez, têm necessidades específicas para fortalecer seus ossos e articulações e prevenir a obesidade.


Algumas raças também exigem cuidados especiais em relação à alimentação. Os cães braquicefálicos, por exemplo, precisam de rações com grãos em formato triangular para facilitar a mastigação. Já as raças de estômago delicado requerem alimentos com proteínas de alta qualidade para ajudar na digestão e no equilíbrio da flora intestinal.


Cães com problemas nos ossos e articulações necessitam de uma dieta com componentes como ácido hialurônico, glucosamina, cálcio ou condroitina. Raças grandes precisam de bastante proteínas e aminoácidos e menos carboidratos para evitar problemas ósseos. As raças com tendência à obesidade devem ter uma dieta equilibrada com baixo suprimento de energia.


As raças pequenas requerem uma alimentação com tamanho, forma e aromas específicos para seu paladar exigente. Já as raças com problemas de pele e pelos necessitam de uma dieta com ingredientes que os protejam, como ácidos graxos ômega 3 e vitaminas do tipo B. Os cães com problemas dentais exigem ração com textura e forma específicas para evitar o tártaro. Para cães com pêlos mais longos, a dieta deve conter ácidos graxos ômega 3 e 6. Cães muito ativos precisam de maior contribuição de energia na alimentação. Cachorros idosos devem receber uma dieta com menor percentual de calorias.


Texto: Eduardo Freire - By EQUF (www.euqueroumfilhote.com)

Notícias recentes
Arquivo
bottom of page