top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

15 cheiros que seu cachorro odeia e talvez você não saiba


Há vários produtos cujo odor não apenas assusta os cães, mas também pode prejudicar seriamente a saúde deles. Você sabe quais são esses produtos?


O olfato dos cães é o sentido mais desenvolvido que possuem, sendo entre 10.000 e 100.000 vezes mais potente que o dos seres humanos. O cão tem entre 150 e 300 milhões de células olfativas, enquanto o humano tem "apenas" 5 milhões. A área do cérebro responsável pela análise de odores em cães, o córtex piriforme, é 40 vezes maior do que em humanos. Esse fato permite que os cães lembrem mais facilmente de odores antigos e nos reconheçam pelo cheiro. Eles utilizam a visão para confirmar o que capturaram com seu olfato, o que é conhecido como olfação visual.


Embora o olfato aguçado do cão tenha sido empregado em tarefas como detecção de explosivos ou drogas e busca de pessoas em situações de catástrofe, algumas substâncias são desagradáveis ​​para eles. Os cães detestam o aroma de frutas cítricas, perfumes, vinagre, produtos de limpeza, esmalte de unhas, álcool para feridas, cigarros, pimenta malagueta, pimenta em grãos, naftalina, removedor de esmalte, enxofre, gel para mãos e bebidas alcoólicas. Alguns desses odores podem ser irritantes ou prejudiciais à saúde do animal, e recomenda-se evitar o uso desses produtos em locais próximos aos cães.


Por Eduardo Freire para www.euqueroumfilhote.com






Notícias recentes
Arquivo
bottom of page