15 cheiros que seu cachorro odeia e talvez você não saiba

Existem muitos produtos cujo cheiro não só assusta o seu cão, mas pode prejudicar, seriamente, a sua saúde. Você sabe quais são?

 

EXCLUSIVO | Cheiro é o sentido mais desenvolvido do cão. Em comparação com os seres humanos, o olfato do cão é entre 10.000 e 100.000 vezes mais potente. O cão tem entre 150 e 300 milhões de células olfativas, enquanto o humano "apenas" 5 milhões. Além disso, a área do cérebro responsável pela análise de odores (córtex piriforme) é 40 vezes maior em cães que em humanos. No caso dos canídeos, ele está próximo da área do cérebro que lida com a memória a longo prazo. É por isso que os cães lembram mais facilmente um odor de muito tempo atrás e nos reconhecem mais pelo nosso cheiro do que pela nossa imagem. Eles sentem o cheiro das coisas, das pessoas e do meio ambiente e então, com a visão, confirmam o que capturaram. Essa capacidade é conhecida como olfação visual.

 

O olfato aguçado do cão, o levou a ser empregado em tarefas de detecção de explosivos ou drogas e busca de pessoas em situações de catástrofe.  No entanto essa característica nem sempre é uma fonte de benefícios. Estamos nos referindo ao cheiro que para nós é forte ou irritante, para os cães é quase insuportável.

 

A seguir, revelamos pra você quais são os 15 odores que seu cachorro detesta. Alguns irão surpreendê-lo!

 

CÍTRICOS
Os cães não gostam do aroma de frutas cítricas, pois elas irritam as suas vias respiratórias. Nem limão, nem laranja, por favor.

 

 

 

 

 

PERFUMES
Você até pode gostar de se borrifar com perfume, mas seu cão não gosta disso. Primeiro pela quantidade de ingredientes químicos que estão em sua composição e podem irritar o trato respiratório dele. Segundo, quando você usa perfume, ele vai mascarar o seu odor corporal, que é um dos fatores mais decisivos pelos quais seu cão te reconhece.

 

 

VINAGRE
Esse produto tem o odor muito forte que vai espantar o os cachorros. 

 

 

 

 

 

 

 

PRODUTOS DE LIMPEZA
Se pra nós o cheiro dos produtos para limpeza são fortes, imagina para seu cachorro, que tem um olfato de 10.000 a 100.000 vezes mais potente que o nosso. Se você for limpar a casa com produtos de limpeza, peça a alguém que leve seu fiel amigo para passear, ou deixe-o em uma área mais distante.

 

 

ESMALTE DE UNHAS
Os esmaltes contêm um grande número de compostos químicos, entre os quais: formaldeído, álcool isopropílico, nitrocelulose e acetato, muito desagradáveis para os cães. Na verdade, é possível que, se o seu cachorro estiver  por perto, enquanto você pinta as unhas, o mesmo poderá espirrar. Faça as unhas distantes dele ou mude para esmaltes que tenham um número muito pequeno de ingredientes sintéticos.

 

ÁLCOOL PARA FERIDAS
O cheiro do álcool para feridas não agrada aos cães.

 

 

 

 

 

 

 

 

CIGARRO
Não é só o cheiro que é desagradável, mas também o tabaco pode afetar a saúde dos cachorros, podendo causar danos às células, câncer e até aumento de peso. Esta foi a conclusão que chegaram os cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia. 

 

 

PIMENTA MALAGUETA 

A Pimenta Malagueta contêm um composto chamado capsaicina, que pode causar irritação no trato respiratório de cães, bem como espirros constantes ao cheirar.