top of page

NOTÍCIAS

  • Fonte: Bayer (Portugal)

TOXOCARA CANIS

Toxocara canis é um parasita que afeta principalmente cães, mas também pode infectar gatos e outros animais. É uma das espécies de nematóides mais comuns que parasitam cães em todo o mundo.

Os ovos de Toxocara canis são eliminados nas fezes dos animais infectados e podem permanecer no solo por anos, tornando-se uma fonte de infecção para outros animais e até mesmo para seres humanos. As pessoas podem ser infectadas ao entrar em contato com o solo contaminado com os ovos do parasita.


Uma vez ingeridos, os ovos de Toxocara canis liberam larvas que podem migrar para diversos órgãos, incluindo o fígado, os pulmões e até mesmo o cérebro, causando danos e inflamação. Em cães, a infecção pode causar sintomas como diarreia, perda de peso, vômitos e dor abdominal.


A prevenção da infecção por Toxocara canis é fundamental e inclui medidas como a desparasitação regular dos animais de estimação, o recolhimento adequado das fezes, e a limpeza e desinfecção de áreas onde os animais brincam e se exercitam.


Em conclusão, Toxocara canis é um parasita comum que pode infectar cães, gatos e outros animais, bem como seres humanos. A prevenção é fundamental para evitar a disseminação da infecção e proteger a saúde dos animais e das pessoas.


Toxocara Canis | Infecção, sintomas, prevenção e tratamento:

Notícias recentes
Arquivo
bottom of page