top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

9 dicas incríveis para manter seu cão saudável e feliz

Se você está lendo o post, está convencido de que o cão é um animal de estimação que apresenta uma série de vulnerabilidades. Mas quando se toma o cuidado adequado, podemos esperar uma vida muito rica e saudável para o peludo.


A aquisição de um filhote é um momento emocionante na vida de qualquer dono, mas é importante lembrar que essa decisão deve ser tomada com responsabilidade, já que um cão requer cuidados e gastos contínuos, como nutrição, vermifugação, vacinação, higiene e atendimento veterinário. Portanto, é necessário ter em mente que o amor e o carinho não são suficientes para cuidar adequadamente do animal.

Neste artigo, você encontrará nove dicas incríveis para manter seu cão saudável e feliz. Confira:



  1. Vermifugação: é essencial vermifugar filhotes até o sexto mês de vida e, posteriormente, desparasitá-los uma a duas vezes por ano.

  2. Vacinação: os filhotes são mais suscetíveis a infecções virais, por isso é importante vaciná-los para aumentar a imunidade e prevenir doenças como Cinomose e Parvovírus.

  3. Produtos de limpeza para donos de cães: é preciso escolher produtos que não prejudiquem a saúde dos animais, como sabão e detergente neutros, desinfetantes à base de cloro ou de ácidos, álcool e desinfetantes com quaternário de amônia.

  4. Água potável: a água é essencial para a saúde do cão, e ele deve beber pelo menos 50 a 60ml por quilo de peso corporal por dia.

  5. Banho e cuidados com a pelagem: é importante escolher shampoos adequados para cães e evitar o uso de sabão de coco. Além disso, é necessário ter cuidado com as orelhas e secar o cão adequadamente após o banho.

  6. Higiene bucal: escovar os dentes do cão regularmente pode prevenir problemas de saúde, como tártaro e mau hálito.

  7. Exercícios físicos: manter seu cão ativo e saudável é fundamental para sua saúde e bem-estar, por isso é importante fazer caminhadas e brincadeiras com ele.

  8. Alimentação saudável: é necessário oferecer uma dieta balanceada, que atenda às necessidades nutricionais do seu cão.

  9. Atendimento veterinário: é importante levar seu cão ao veterinário regularmente para garantir que ele esteja saudável e receber orientações sobre cuidados específicos de acordo com a idade, raça e histórico de saúde do animal.

Lembre-se: ter um cão é uma responsabilidade enorme e requer tempo, dinheiro e dedicação. Mas, se você seguir essas dicas, seu cão ficará feliz e saudável, e você terá uma relação incrível com ele por muitos anos.



Por Eduardo Freire para www.euqueroumfilhote.com - Proibida a cópia sem menção desta fonte

Comments


Notícias recentes
Arquivo
bottom of page