top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

Filhote comendo calçado: Saiba como lidar com essa situação!


Filhote mordendo o chinelo
Filhote comendo calçado: Saiba como lidar com essa situação!

Embora seja comum ouvir relatos de "meu cachorro comeu o chinelo" em conversas entre donos de pets, engolir pedaços de calçados pode levar o filhote a engasgar e ter dificuldades respiratórias. Além disso, o corpo estranho pode obstruir o sistema digestivo, possivelmente exigindo uma intervenção cirúrgica.


O impacto da contaminação que os calçados podem trazer para o ambiente onde você e seu filhote convivem, colocam ele em risco de infecções virais, verminoses ou bactérias.


Em caso da ingestão de partes do calçado, além do gasto com a substituição do produto, você pode enfrentar custos inesperados com emergências veterinárias, algumas das quais são graves. Portanto, mantenha-o fora do alcance do filhote.


RISCOS DA INGESTÃO

Ao flagrar o filhote engolindo partes do calçado, é essencial não entrar em desespero e buscar resolver o problema da melhor maneira possível. Atente-se aos sintomas e conheça os riscos:


1 - Sinais de desconforto: Fique atento aos sinais de desconforto, como agitação, vômitos, salivação excessiva, dificuldade para respirar ou engolir, entre outros. Esses podem ser indicadores de que o filhote está engasgado.


2 - Busque ajuda: Se o seu filhote engolir pedaços do calçado e não conseguir se livrar, tente removê-los com cuidado. Caso não consiga, não hesite em buscar ajuda veterinária imediata.


3 - Possibilidade de intervenção cirúrgica: Confie na experiência dos veterinários para avaliar possíveis riscos e determinar a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Com acesso a exames avançados, como radiografias e ultrassonografias, eles tem como encontrar a melhor abordagem, buscando assim solucionar o problema de forma eficaz.

ESTRATÉGIAS PARA MODIFICAR O COMPORTAMENTO DE LAMBER OU COMER CALÇADOS

O comportamento de comer ou lamber os calçados pode estar relacionado à troca da dentição, tédio, ansiedade de separação ou apenas uma atitude de desobediência. Com estratégias eficazes, você pode ajudar a modificar esse hábito indesejado:


1 - Brinquedos interativos: Esses brinquedos não só proporcionam diversão, mas também estimulam o seu filhote, afastando o tédio e a sensação de solidão. Com isso, ele terá menos vontade de procurar outros objetos, como os calçados, para se entreter.


2 - Atividades físicas: Reserve um tempo diário para brincar e interagir com o filhote, utilizando bolinhas, cordas e muito mais. Essas atividades mantêm ele engajado e ajudam a canalizar toda a energia, reduzindo significativamente os comportamentos indesejáveis de comer ou lamber calçados.


3 - Adestramento: Ensine comandos básicos como "não" e "solta" para estabelecer uma relação de liderança e obediência sólida. Esse treinamento não só fortalece o vínculo entre vocês, mas também ajuda a evitar comportamentos indesejados, como o hábito de comer ou lamber calçados.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A paciência, consistência e reforço positivo são fundamentais ao lidar com a situação do filhote que come ou lambe calçados. Evite punições severas ou agressivas, pois isso pode levar a problemas comportamentais mais graves. Caso o desafio persista, é recomendado buscar a ajuda de um profissional em comportamento canino!



Cópia somente é permitida mencionando a fonte: www.euqueroumfilhote.com.


Comentários


Notícias recentes
Arquivo
bottom of page