top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

Filhote de Teckel: Descubra as características dessa raça maravilhosa!



Os cães da raça Teckel, também conhecida como Dachshund, são uma excelente escolha para aqueles que procuram um companheiro amoroso e fiel. Seu desenvolvimento ocorreu na Alemanha em meados do final do século XV, onde eram utilizados para a caça de texugos e coelhos em tocas.


Devido à sua personalidade encantadora, adaptabilidade a diversos tipos de ambientes e excelente convivência com outros animais de estimação, crianças e pessoas adultas, a popularidade desses cãezinhos cresceu bastante e hoje são mais conhecidos como cães de companhia do que como caçadores, sendo perfeitos para famílias que buscam um animal de estimação amoroso e sociável.


Uma curiosidade sobre esses cães é que, devido às suas pernas curtas e corpo longo, eles são conhecidos por diversos apelidos remetendo às suas peculiaridades morfológicas, como "salsicha" ou "salsichinha", "linguiça" ou "linguicinha", "cofap" e muitos outros. Essas características marcantes os tornam facilmente reconhecíveis, mesmo por aqueles que conhecem muito pouco sobre raças caninas.


Em relação à pelagem, ela pode apresentar uma ampla variedade de cores, como arlequim, merle, dourado, black and tan (preto com canela), chocolate and tan (chocolate com canela), pied e muitas outras. Essas variações compõem o pelo curto, pelo longo ou pelo de arame que é apresentado pela raça, sendo que cada um deles irá exigir cuidados específicos na manutenção. Ou seja, enquanto o pelo curto é fácil e prático de cuidar, o pelo longo ou de arame requerem mais atenção para evitar emaranhados.


Já em relação ao porte, esses cães são considerados pequenos e classificados em três categorias de acordo com o seu tamanho:


. Teckel Kaninchen: machos entre 27 cm a 32 cm e fêmeas entre 25 cm a 30 cm;

. Teckel Miniatura: machos entre 33 cm a 37 cm e fêmeas entre 31 cm a 35 cm;

. Teckel Standard: machos entre 38 cm a 47 cm e fêmeas entre 36 cm a 45 cm.


No que diz respeito à saúde, é importante destacar que esses cães possuem uma estrutura óssea única que os tornam propensos a problemas de coluna, especialmente se estiverem acima do peso. Portanto, é essencial manter uma dieta saudável e equilibrada, evitando a obesidade, principalmente se forem castrados, pois essa condição irá diminuir o processo metabólico e consequentemente aumentar as chances do excesso de peso. Além disso, é recomendado ter cuidado com atividades que possam colocar pressão excessiva na coluna, como pular de alturas elevadas, por exemplo.


Em resumo, ter um filhote de Teckel é uma excelente escolha para quem busca um cãozinho pequeno com diversas opções de pelagem e cor. No entanto, é essencial estar ciente das particularidades da raça e dos cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar dela.


Se você se encantou por esses adoráveis cãezinhos, clique aqui, entre em contato com a EuQueroUmFilhote e obtenha informações sobre a disponibilidade desses incríveis peludos.

Notícias recentes
Arquivo
bottom of page