top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

Dormir com o peludo, é bom ou ruim?

Você sabia que mais da metade dos donos de cães nos Estados Unidos permitem que seus peludos durmam no quarto? E que metade desses ainda permitem que eles durmam na mesma cama? Isso mesmo, os animais de estimação se tornaram membros da família e compartilhamos tudo com eles, inclusive o descanso. Mas será que isso é bom mesmo? Vamos descobrir juntos!

PRÓS


Melhor descanso: Um estudo do Centro de Medicina do Sono nos Estados Unidos revelou que dormir com o seu peludo pode ajudar a proporcionar uma sensação de segurança e conforto, o que nos faz descansar melhor. Afinal, ter o nosso amigo de quatro patas por perto nos faz sentir protegidos e seguros.


Redução do estresse: Ter um cãozinho ao lado pode aumentar a produção dos hormônios do amor, como a oxitocina, e reduzir o nível de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. Dormir com o seu peludo pode ser uma ótima maneira de se sentir mais relaxado e menos estressado.


Fortalecimento dos laços: Dormir com o seu cão pode ser uma maneira de fortalecer ainda mais os laços entre vocês. Afinal, o sono é um momento íntimo e não fazemos isso com qualquer um. Se o seu amigo de quatro patas escolheu dormir com você, isso é um sinal de que vocês têm um bom relacionamento e conexão.


Aquecimento: Os cães têm uma temperatura corporal mais alta do que a humana, cerca de 39°C, o que pode ser uma ótima maneira de se manter aquecido nas noites frias. Ter o seu peludo por perto pode ser uma ótima maneira de se aquecer durante a noite.


CONTRAS


Interrupções no sono: Dependendo de onde o seu peludo decide dormir, pode haver interrupções no seu sono. Se ele escolher dormir entre os lençóis, pode ser difícil evitar que ele se mova e acabe atrapalhando o seu sono.


Ruídos durante o sono: Assim como nós, os cães também sonham, roncam e se movem durante o sono. Os ruídos que eles fazem podem ser prejudiciais ao nosso descanso e atrapalhar o nosso sono.


Alergias: Se você tem problemas respiratórios ou alergias, dormir com o seu peludo pode ser um problema. O contato com os pelos do animal pode piorar os sintomas e desencadear crises alérgicas. É importante escovar o seu amigo com frequência para evitar esse tipo de situação.


Diferentes ciclos de sono: O ciclo de sono dos cães pode ser diferente do nosso, o que pode resultar em interrupções no seu sono. Se o seu peludo acordar no meio da noite e quiser brincar, isso pode atrapalhar o seu descanso. Esteja ciente dessas consequências se decidir dormir com o seu amigo de quatro patas.

Por Eduardo Freire (cópia apenas será permitida mencionando fonte: www.euqueroumfilhote.com)

Notícias recentes
Arquivo
bottom of page