top of page

NOTÍCIAS

  • Por Eduardo Freire - Médico Veterinário e jornalista

Tosa do Shih-Tzu: Como cuidar da pelagem desse cãozinho fofo

Se você tem um Shih-Tzu ou pretende ter um, é importante saber que essa raça de cachorro exige cuidados especiais com a sua pelagem. O pelo do Shih-Tzu pode crescer bastante e se tornar embaraçado e difícil de manter limpo, o que pode comprometer a saúde do seu pet. Nesta matéria, você vai descobrir qual é a idade ideal para tosar o seu Shih-Tzu e como cuidar da pelagem desse cãozinho fofo. Acompanhe!

O Shih-Tzu é uma raça que necessita de cuidados especiais com o seu pelo, uma vez que ele pode crescer bastante e se tornar embaraçado e difícil de manter limpo. Por isso, é importante saber a idade ideal para tosá-lo.


A tosa deve ser iniciada a partir dos 3 meses de idade do filhote, após o ciclo inicial das vacinas, quando o pelo já começa a crescer e pode começar a embaraçar. Nessa idade, é importante fazer a tosa higiênica, que consiste em aparar os pelos ao redor do ânus, patas e orelhas, evitando acúmulo de sujeira e bactérias.


Aos 6 meses de idade, o pelo do Shih-Tzu já estará mais desenvolvido, e será necessário fazer a primeira tosa completa, que é a tosa bebê. Nessa tosa, os pelos são aparados por igual em todo o corpo, deixando a pelagem mais curta e fácil de manter.


A partir de então, a tosa deve ser realizada a cada 2 ou 3 meses, dependendo do crescimento do pelo do cachorro e das necessidades de cada animal. É importante escolher um profissional especializado em tosa de Shih-Tzu, pois essa raça possui características específicas, como o focinho curto e o pelo denso, que exigem cuidados especiais durante a tosa.


E se você ainda não tem um Shih-Tzu para chamar de seu, que tal clicar aqui e verificar a disponibilidade de filhotes? Além de ser uma raça adorável, com cuidados adequados, eles podem trazer muita alegria e companheirismo para sua vida. Lembre-se apenas de estar preparado para assumir a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação e proporcionar a ele todo o amor e cuidado que ele merece.



Por Eduardo Freire para www.euqueroumfilhote.com - Proibida a cópia sem menção desta fonte.

Posts Relacionados

Notícias recentes
Arquivo
bottom of page